- Dicas
- Serras Circulares – escolha a lâmina certa
- Serras Mármores
- Esmerilhadeiras
- Ferramentas Pneumáticas
- Furadeiras
- Parafusadeiras
- Regras básicas do Esmerilhador
- Martelete x Furadeira de Impacto
- Martelo elétrico
- Carregadores de bateria
- Dremel
- Chanfrar
- Segurança
Serras Circulares – escolha a lâmina certa
As serras circulares podem ser utilizadas para cortar compensados, laminados, alumínio ou madeiras em geral. Para cada material existe uma lâmina apropriada. Para o corte de mármores e granitos existem serras especiais.
Cada modelo alcança uma profundidade de corte, verifique a especificação. Não corte pedras com serra circular. A serra circular foi projetada para cortar madeiras, tem rotação diferente da serra mármore e não tem blindagem contra pó.
Não é necessário lubrificar a lâmina de serra circular. As serras são de aço inox e não necessitam de lubrificação.
Serras Mármores
Não use disco para madeira (dentado) na Serra Mármore., pois é perigoso para o usuário e danifica a máquina. As Serras Tico-Tico fazem cortes circulares.
Atualmente alguns fabricantes disponibilizam no mercado discos de madeira próprios para Serra Mármore, capazes de fazer cortes rápidos, suaves e com alto nível de segurança evitando contragolpes.
Confira aqui os discos de serra mármore para madeira da Bosch e Makita.
Esmerilhadeiras
Não use uma esmerilhadeira para polir automóveis, pois a mesma trabalha com alta rotação e queima a pintura do automóvel nesta situação.
Não coloque um disco de 7″ em uma esmerilhadeira de 4 1/2″, pois tal procedimento é extremamente perigoso. O disco abrasivo suporta uma velocidade máxima de 80m/s, quanto maior for o diâmetro do disco maior será a sua velocidade periférica e por este motivo esmerilhadeiras de 7″ e 9″ possuem RPM menor que as de 4 1/2″. Mesmo que se consiga instalar o disco de 7″ (que suporta até 8500 RPM) em uma máquina de 4 1/2″ o risco de acidente inviabiliza a operação tendo em vista que as esmerilhadeiras menores funcionam com 10000 ou 11000 RPM
Ferramentas Pneumáticas
Ao utilizar uma ferramenta pneumática é indispensável o uso do conjunto lubrificante, aumentando a vida útil da ferramenta.
Furadeiras
Quando acionada a furadeira sai faisca (luz azul) do motor, isso é um faiscamento normal do motor. Isso é mais visível quando a abertura de refrigeração da máquina é muito grande.
O tamanho da broca a ser utilizado na sua furadeira dependerá do tamanho do mandril, por exemplo uma furadeira com mandril de 1/2″ poderemos utilizar várias brocas que no máximo tenha 1/2″ de diâmetro, e assim p/ 3/8″.
Não coloque um mandril de 1/2″ no lugar de um mandril de 3/8″. Os motores e transmissões são desenhados para trabalhar com cargas máximas específicas.
Não é recomendável substituir um mandril de 3/8″ por um de 1/2″.
Certifique-se quando comprar seu mandril de reposição qual o tamanho adequado para sua furadeira.
Você pode furar alvenaria sem utilizar impacto. Contudo, utilizar o impactoé mais aconselhável, uma vez que você será capaz de furar mais rápido.
As furadeiras que possuem VVR foram desenvolvidas para trabalhos onde é necessário um começo de perfuração em baixa velocidade, situação bastante comum em trabalhos com metais. A reversão da máquina tem como principal função retirar brocas presas no material, porém o recurso do controle de velocidade no gatilho e o fato de a mesma realizar a reversão faz com que muitas pessoas a utilizem para colocar ou retirar parafusos o que não é recomendado como uso constante pelos seguintes motivos:
Furadeira não possuí controle de torque
Quando utilizada por longos períodos em baixa velocidade o motor não refrigera o necessário;
O interruptor sofre com a alta amperagem durante o aperto do parafuso. Algumas furadeiras possuem duas velocidades para que possam se adequar melhor a diferentes situações de uso. A velocidade 1 é mais lenta, própria para materiais muito duros, ideal para metais. A velocidade 2 é mais rápida e sua aplicação se dá em materiais mais moles como madeira, ou ainda na perfuração de concreto. Quando furamos concreto usamos o sistema de impacto da máquina, quanto mais vezes por minuto a máquina bater para quebrar o concreto melhor, por isso a velocidade 2 é mais adequada visto que quanto maior o RPM (Rotações Por Minuto)da máquina maior será também o seu IPM (Impactos Por Minuto).
Furadeira com martelete é o nome popularmente usado de uma furadeira de impacto para furar concreto e alvenaria.
Quando em determinadas situações sair fumaça da broca, furando madeira na velocidade 2, a madeira que está sendo furada pode ser muito dura ou estar úmida. Nestes casos use a velocidade 1.
Parafusadeiras
Para carregar a bateria de uma parafusadeira, deixe o interruptor na posição “desligado” e coloque a primeira carga por 12 horas.
Não existe um tempo determinado para o funcionamento das baterias, depende do uso do operador.
Não ligue máquinas a bateria em baterias de automóveis. Tal procedimento poderá acarretar sérios danos ao motor da máquina e implica em perda da garantia.
Regras básicas do Esmerilhador
Nunca:
Deixe de usar equipamentos de proteção individual;
Use rebolo que sofreu queda ou que esteja trincado;
Utilize uma esmerilhadeira, se não estiver devidamente habilitado;
Fique em frente ao rebolo, no primeiro instante que ligar a máquina;
Utilize disco de corte para desbatar lateralmente;
Force demasiadamente o rebolo na peça durante a operação;
Se o equipamento cair no chão, troque o rebolo imediatamente;
Tente afiar uma ferramenta qualquer no disco de desbaste;
Aperte demasiadamente a porca de fixação do rebolo, pois normalmente ela é auto-atarrachante;
Force a montagem do rebolo ou disco no eixo;
Ligue uma máquina com rebolo, sem que a capa protetora esteja devidamente posicionada e fixada;
Martelete x Furadeira de Impacto
Para trabalhos intensos com mais de 50.000 furos, o uso de martelete BOSCH é 3 vezes mais econômico do que a furadeira de impacto. Ele faz mais de 2.000 furos por dia, 3 vezes mais rápido.
Martelo elétrico
Demolição com menos transtornos e redução de ruídos.
O martelo demolidor elétrico foi desenvolvido para trabalhos pesados.
Sem os problemas causados pelo transporte e manutenção de grandes compressores e com muito menos barulho, ele dá conta do recado. Temos martelos BOSCH.
Carregadores de bateria
Após a primeira carga da bateria, recomenda-se esperar 60 minutos antes de utilizar o equipamento.
A BOSCH oferece 3 tipos de carregadores: uma hora (convencional), 15 minutos (recarga rápida) e direto no acendedor de cigarros dos automóveis por uma hora. Consulte-nos para mais detalhes.
Dremel
Micro Retíficas com muitas utilidades
As máquinas Dremel foram desenvolvidas para trabalhos delicados em diversos tipos de material. Podem ser utilizadas para retificar, amolar, perfurar, polir, lixar, etc. Uma grande variedade de acessórios está disponível em nossa loja. Se precisar de ajuda, entre em contato conosco.
Veja alguns exemplos de utilização:
Escolhendo a broca
Para furar metais (aço, alumínio, etc) e madeira dura – brocas de aço rápido.
Para furar madeira – broca de aço carbono, ( de preferencia broca com 3 pontas).
Para furar alvenaria – broca para concreto com ponta de metal duro (vídia)
Chinfrar
A ranhura em V, no centro da base frontal, permite chanfrar rapidamente e sem dificuldade. Basta para isso colocar esta ranhura sobre a aresta e guiar a máquina ao logo desta última. Mantenha constante um ângulo de 45° e efetue um movimento regular.
Segurança
Antes de aplainar elimine pregos, agrafos ou manchas de resina que possam estar na madeira. Os nós nas placas finas podem tornar-se perigosos se se deslocarem e saltarem. Para evitar isto umedeça-os previamente e aplaine do exterior para o centro.
Utilize óculos de proteção para se proteger das farpas e lascas. Fixe sempre muito bem a peça à bancada, em particular as peças pequenas, que se arriscam a saltar ao colocar a plaina ligada em cima destas. Prefira Plainas que possuam entrada para aspirador ou coletor de partículas, pois essas aumentam a segurança e a limpeza no local de trabalho.